Minha pátria é o planeta Terra

Minha terra é o planeta Terra Pra mim não tem nada mais ultrapassado, arcaico e jurássico do que o cidadão dizer que pretende crescer, casar, ter filhos, estudar, trabalhar e morrer na mesma cidade em que nasceu.

Pra mim não tem nada mais ultrapassado, arcaico e jurássico do que o cidadão que chama o lugar em que nasceu de “minha terra“.

Eu entendo que eu não sou uma árvore pra crescer num canteiro de praça e ficar ali estática, imóvel a vida inteira. Eu não faço fotossíntese e entendo que se você quer realmente tornar a sua vida MAIOR você deve começar a se preocupar em conhecer novas cidades, morar em lugares diferentes, ter vizinhos de estados diferentes, conhecer um país diferente e fazer amigos com uma cultura diferente da sua.

Eu entendo que você deve ousar pagar uma passagem de ônibus sem direção pra passar uma semana em outro estado. Esquecer o carro mais caro, comprar um carro mais barato e com a parte que vai sobrar do dinheiro da prestação fazer um curso no mês das suas férias em outro país bem longe do Brasil.

Quando eu vim morar em Pernambuco há sete anos atrás o que me deixava mais indignado no cursinho eram as pessoas acharem que todos os outros estados do nordeste eram longe. Se você mora em Recife e no interior sabe que em 99% dos casos, um pré-universitário pernambucano só faz vestibular na Federal, na Estadual e em uma particular qualquer da cidade. Poucos encaram a briga em Maceió, João Pessoa, Fortaleza ou Natal.

Sempre que eu posso eu invisto em experiências. Quando não dá pra viajar eu pesquiso gente de outros estados e até do mundo inteiro pra conversar comigo no MSN. Há muito valor em conversar com pessoas de empresas de outros estados, trocar materiais, ler jornais diferentes, observar hábitos e principalmente investir em estudos no exterior. Eu sou da opinião que você deve imediatamente parar de pagar a comissão de formatura pra começar a juntar grana pra sua próxima experiência internacional.

Daqui a dois meses lá no Parque do Ibirapuera em São Paulo vai estar ocorrendo a Feira do Estudante do CIEE. Eu já fui estagiário pelo CIEE e acho o máximo o empenho deles pra organizar essas coisas. Esse ano a feira continua a abordagem de integrar escolas e empresas, fornecer informações sobre estágios e seleções pra trainee e principalmente te dar muita informação sobre intercâmbio. Se você não vai estar em São Paulo em maio pega tudo pela internet e pesquisa que a informação que você precisa vai aparecer pra você.

Eu trabalho duro pela meta de conhecer no mínimo 12 países, morar no mínimo em uns 5 estados diferentes, trabalhar em um monte de outras empresas diferentes da que eu trabalho atualmente e dar aulas em diversas universidades que eu ainda nem sei que existem. 

Eu quero conquistar o planeta Terra. Eu quero experiência.

E aí? Encara ou não?

.

.

.

EDUARDO TAVARES

Cidadão do planeta Terra e morador do bairro chamado Brasil

6 respostas para Minha pátria é o planeta Terra

  1. Concordo absolutamente com você, Eduardo. Um dos maiores discursos da atualidade é sobre a conquista da cidadania. Mas que cidadania? A restrita cidadania local. Ninguém se importa em ser “cidadão do mundo”. As pessoas se fecham em seus “microversos” e não conhecem a variedade que o mundo oferece. Muitas pessoas não conhecem nem as cidades do interior do estado onde vivem, imagine só almejarem conhecer culturas diferentes. Infelizmente somos “localistas” demais para perceber que o mundo é enorme e interligado e que se não fomos parte dele, estaremos fadados ao isolamento.

    Abraços,

    Candido Vieira

  2. Candido Vieira disse:

    Oops, comentei acima sem fazer o login. Mas ta aí!

  3. […] que é emprego e o que é trabalho? – com um total de 1183 visitas e o post Minha pátria é o Planeta Terra – com um total de […]

  4. leneyde Dabela Vieira disse:

    Parabéns Educardo pelo artigo. Realmente o maior desafio na atualidade é vencer os obstáculos que a vida . Nada é impossível, quando comlocamos a determinação, a paciência e vontade e acima de tudo a proteção divina, nas coisas que planejamos e queremos conseguir. A pesquisa é um exercício de cidadania principalmente quando é vivenciada. Amei o texto.

  5. Mayla Andrade disse:

    Parabéns pelo artigo esta otimo. Realmente tudo isso é um grande desafio !
    Concordo plenamente com o que voce disse.

  6. Valdeis Vidal Barreto disse:

    Meu cao,
    ainda não lido seu blog mas posso dizer que sou um cidadão do mudo e que minha Patria é o Planeta Terra. Já morei e trabalhei em vários estados do Brasil e conheco a maioria das cidades dos Estados por onde passei. Pedi demnissão do meu emprego e vim passar 6 meses na Inglaterra e aproveitar para passear por outros paises e numa dessas viagens vi uma fraze que também combina comigo no aeroporto de Estocolmo na Suécia.
    Grande abraco e parabens.
    Valdeis

Deixe uma resposta

