As piores coisas que você pode fazer pela sua empresa

uau.jpg O que me deixa de cabelo em pé sempre que eu faço qualquer trabalho de assessoria em microempresas é que você gerente e você proprietário costumam ser as coisas que mais precisam de conserto na empresa. Elas não costumam vender pouco, ter custos altos e apresentar funcionários desmotivados por culpa do governo, da dificuldade pra se contratar mão de obra qualificada ou dos clientes que só querem comprar preço. Elas costumam dar errado por causa de você gerente e por causa de você proprietário.

Se você tá vendo o barco afundar e as coisas irem de mal a pior, você vai perceber que tá levando bem a sério os passos abaixo:

1. Você não organiza reuniões e não compartilha informações com seus funcionários!

Eu já vi chefe que só organiza reuniões uma vez por ano reclamar que a equipe anda que nem barata tonta, não sabe pra onde vai e que tá faltando iniciativa aos seus funcionários. Como esse cidadão espera que alguém tenha direção desse jeito? Se você determina que eles cumpram metas de vendas ou de produção e quando o mês termina todo o feedback que você pode entregar é: “este mês foi bom”, “este mês foi ruim”. Organize reuniões pra falar de relacionamento interno, pra ouvir novas idéias e principalmente pra falar de números com eles.

2. Você trata mal a sua equipe e ignora qualquer necessidade pessoal dos seus funcionários!

Certa vez fui chamado por uma padaria pra fazer uma palestra. O combinado era falarmos sobre motivação, visão geral do negócio e atendimento ao cliente no período das seis às nove da manhã (esqueceram que quem trabalha em padaria pega cedo no batente?). Eu encarei a parada e na verdade, só consegui fazer a palestra das seis às seis e meia…. a palestra não foi minha, foi deles que não pararam de protestar dizendo que achavam desnecessário falar de foco no cliente, clima interno e equipe se o proprietário da empresa não estava lá. Todos achavam incoerente que o cara que mais precisava ouvir tudo aquilo não tenha ido pra palestra naquela ocasião. 

3. Você centraliza tudo o que pode e quer ser a pessoa-resposta sempre!

Eu já vi casos onde os gerentes se ocupavam tanto de tarefas operacionais que esqueciam de planejar. Eu já vi em grandes grupos educacionais, o diretor da faculdade fazer questão de ser também o responsável por dar esporro na turminha da quarta série que tinha sido colocada para fora da classe pelo professor. Pare de ser a pessoa resposta para tudo! Invista em delegar tarefas e a falar claramente sobre o que você quer que seja feito. Supervisione e acompanhe! Os seus melhores conselheiros são os seus funcionários.

4. Você não treina a sua equipe!

Você já viu alguma equipe profissional de qualquer esporte ser campeã sem ter levado a sério os treinamentos? O que você considera muito importante pra que a sua equipe possa render o máximo? Dentre outros motivos, além da falta de percepção da necessidade de treinamentos, está a idéia de que isto gera despesa (é investimento, mas deve ser encarado como saída de caixa do mesmo jeito, já que os resultados nem sempre são facilmente mensuráveis principalmente sob a forma de treinamentos esporádicos).  Eu concordo com você, mas discordo totalmente com o fato de você gerente ou proprietário com acesso a internet, com livros e conhecendo tanto universitário esperto dando bobeira por aí, deixa de trazer qualquer coisa que enriqueça a forma de trabalhar da sua equipe.

5. Você recompensa o mau desempenho!

Toda vez que você está desapontado, frustrado ou se aborrece com a sua equipe e não diz isso pra eles, você está recompensando o mau desempenho. Isso é muito comum na vida de quem tá comandando e o primeiro passo é reconhecer quando você estiver fazendo isto: lembra do caso em que a pessoa que executa rotineiramente a mesma tarefa a fez de maneira tão medíocre que você evitou pedir para que ela a repetisse?

6. Você não tem um planejamento de vendas ou de produção! Você não tem estratégia mensal!

Isso é o que você pode fazer de pior. Se você não tem idéia de quanto produzir ou de quanto pretende vender você não pode começar uma estratégia. A coisa mais comum que eu observo na micro e pequena empresa é o quanto elas jogam dinheiro fora em recursos desperdiçados e marketing errado. Pra citar um exemplo, eu posso dizer que é muito comum a única estratégia de uma microempresa varejista que pretende aumentar as vendas em um bairro ou em uma cidade do interior ser o anúncio em uma rádio acompanhado de uma promoção reduzindo os preços, só isso. Falta estratégia pra pensar algo que se torne a cara da sua empresa, algo que só ela o faça ou iniciativa pra chamar a turma do balcão e ouvir as melhores idéias para criar novas promoções mensais.

Eu espero poder ouvir a sua opinião agora: quais as piores coisas que você já viu um gerente ou proprietário fazer pela própria empresa?

Peça Demissão e vá trabalhar! Só isso interessa!

.

.

Eduardo Tavares

Amigo inconformado com o que você anda fazendo com a sua empresa

4 respostas para As piores coisas que você pode fazer pela sua empresa

  1. […] Liderança nas pequenas empresas Já faz algum tempo que escrevi uma matéria relacionada as práticas que levam uma pequena empresa a se dar mal. Vocês podem conferir o post aqui. […]

  2. luciano disse:

    Obrigada por seus conseglhos

  3. Jean Carlos Gomes disse:

    Bom, segui todos os seus conselhos ao longo de 13 anos como microempresário e não colhi resultados. De uns 3 anos para cá venho analisando o mercado que atuo e percebi que não cabem mais concorrentes e que ainda por cima o mesmo diminuiu.Estou lutando agora para fechá-la o mais rápido possível antes que queime meu patrimônio líquido. Os problemas citados pelo Sr. já fizeram parte de meu negócio, mas foram resolvidos durante o tempo. Acho mesmo difícil prever como um mercado irá se comportar no médio e longo prazo e saber quando é hora de sair. Infelizmente, acho que meu tempo já passou…

  4. jose celso rosa disse:

    gostaria de saber se voce tem alguma coisa escrita alguma palestra para me mostrar me passar sobre como ter paciencia com funcionarios como tratar eles melhor ,pois eu como patrao e a minha gerente nao temos muito jogo de cintura com os mesmos

Deixe uma resposta

