Feliz dia do trabalho!

O dia do trabalho no Brasil foi instituído em 1925 para que o nosso país se juntasse as outras nações do mundo, na celebrações que rememoram os operários mortos em Chicago em um protesto por melhores condições de trabalho.

Jornadas diárias de 17 horas por dia, nada de férias, nada de aposentadoria, nada de multa rescisória, décimo terceiro ou descanso semanal. Naquela época, trabalho era pauleira mesmo (tudo bem, tudo bem… ainda continua pauleira).

No dia 1o. de maio de 1886, a cidade de Chicago foi palco de uma intensa greve operária com mortos, feridos e muitos detidos. As consequências disso tudo chocou a opinião pública mundial com a repressão culminando com o enforcamento de oito líderes do movimento.

As grandes marcas do trabalhismo brasileiro podem ser vistas nos acontecimentos da década de 40 do governo getulista: criação da CLT, estabelecimento do salário mínimo, das férias remuneradas, da jornada máxima semanal e, mais atualmente, na eleição de um sindicalista nas eleições de 2002.

O grande desafio do Brasil de hoje é como flexibilizar as leis trabalhistas, oferecendo maiores possibilidades para a contratação de forma legal e ao mesmo tempo, sem grandes prejuízos aos empregados. De tudo isso aí, de uma coisa dá pra ter certeza: a legislação trabalhista brasileira precisa de uma reforma urgente. Se o Lula pensa em realmente colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento, uma das prioridades deste governo tem que ser uma reforma trabalhista discutida e equilibrada… sem discurso de sindicalista radical, de empresa aproveitadora ou de senador falastrão.

A bronca é que com tanta gente fazendo concurso-público-nada-a-ver por aí e com tanta gente fazendo o que não gosta nas empresas… o desemprego tem até diminuído…. enfim uma hora ou outra, vão resolver substitituir o dia do trabalho pelo dia do emprego.

Então curta o 1o. de maio!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: