Mudando para melhor

Mudando para melhor é um título de 1995 publicado pela equipe da consultoria Price Waterhouse Coopers. O livro é um verdadeiro manual pra lidar com um tempo tumultuado de competitividade crescente inaugurado (com atraso) no Brasil da década de 90.

As organizações de hoje não evitam a preocupação com as mudanças como a turma daquela época. Estar sintonizado em novas demandas, novos produtos e preparar a sua equipe no meio de toda esse caos corporativo é a sua tarefa. Segundo a PWC, você deve ter em mente uma lista de preceitos básicos para que os projetos de mudança na sua empresa sejam bem sucedidos. Eu selecionei alguns pra você dar uma conferida:

1) Enfrente a realidade: não seja seduzido pela idéia de que o que tá dando certo agora, vai dar certo amanhã. A única coisa que você deve ter certeza é que o produto ou o serviço que você vende, com certeza, vai ficar obsoleto com o tempo.

2) Aja com autoridade: Qualquer mudança na empresa deve ser sustentada com a sua autoridade. Você vai enfrentar resistências e muita gente que não vai comprar a sua idéia. Exerça o seu poder pra cobrar a postura e o empenho pela mudança, principalmente de cima pra baixo.

3) Deixe o cliente conduzir a mudança: Os clientes costumam ser a principal razão de ser para que alguma coisa seja mexida. Discuta, ouça feedbacks, teste, prove e invista em relacionamento com ele.

4) Comunique-se sempre: se você quiser ser bem sucedido você deve se envolver de cabeça numa comunicação aberta com os seus colaboradores. É mais seguro “comprar” a idéia e agir de forma inovadora quando se entende o que está acontecendo.

5) Desenvolva habilidades: invista no desenvolvimento de habilidades técnicas e de solução de problemas. Capacite o seu pessoal para tomar decisões, administrar, ouvir. Desenvolva líderes.

6) Planeje: Crie um plano de ação documentado e detalhado do que você espera que aconteça. Inclua tudo o que você concebe como necessário nas mudanças em processos, sistemas, pessoas, cultura, espaço físico, estrutura e necessidades de treinamento.

Não pare. Isso não tem nada de circunstancial. Pensar em coisas novas, upgrades e necessidades de mudança é algo que você vai ter que fazer o tempo todo na empresa.

Mete bala camarada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: