Revisando algumas práticas na hora de assessorar as microempresas

ideia.jpg Eu sempre persegui oportunidades que me fizessem entender o que é passar por determinadas situações na microempresa. De saco cheio só com a teoria que a universidade me dava eu não me furtava de, em diversas situações, desenvolver alguns trabalhos quase de graça aos fins de semana só pra ver a coisa acontecendo na prática.

Em dezembro de 2005 eu tive a oportunidade de prestar seis meses de serviços de assessoria organizacional na reestruturação de uma escola de informática. O desafio era legal: pular fora de uma rede franqueada já estabelecida e que oferecia um péssimo suporte e divulgar e fazer prosperar uma marca nova com um portfólio maior de cursos.

Pra chegar lá e apresentar o que eu achava que devia ser feito eu fiz plano, cronograma, criei etapas pra se atingir a meta, estabeleci tarefas e dei treinamentos. E quando a assessoria acaba tem uma coisa que eu faço sempre: tentar entender os pontos onde eu falhei. Eu reflito sobre isso, faço anotações e leio à respeito. É fundamental pra mim entender Eduardo Tavares, eu tenho o maior prazer do mundo em estudar os meus erros.

Confira o que na minha opinião, você também deve observar na hora de fazer os próximos trabalhos de assessoria pra microempresas:

1) Estude com afinco o segmento, a concorrência direta, a concorrência indireta e principalmente os oponentes de nível mais elevado que a empresa;

2)  Elabore da forma mais específica possível, um plano de marketing e serviços bem estruturado;

3) Faça um estudo sobre as opções de merchandising, acompanhado de cotações com fornecedores, outras alternativas e opiniões do público;

4) Projete o futuro da empresa sempre;

5) Crie etapas intuitivas no início do treinamento dado aos funcionários e depois,  converta-as em operacionais dentro de um modelo mais objetivo e orientado para resultados;

6) Exerça a sua autoridade comunicando ao pessoal de cima que se eles não comprarem a idéia e seguirem as determinações, o projeto todo está comprometido e todo mundo tá ali, na verdade, perdendo tempo.

7) Identifique os funcionários que são “bolas-de-ferro-no-pé-da-empresa” e sugira a demissão deles. É a maior furada tentar consertar uma peça que já deu o que tinha que dar. 

8 ) Pense em lay-out;

9) Pense em cultura da empresa;

10) Determine antes do início do projeto a sua dedicação, valores e forma de pagamento. Só comece com isso tudo definido.

São alguns pontos que na minha opinião você deve observar.

3 respostas para Revisando algumas práticas na hora de assessorar as microempresas

  1. leneyde Dabela Vieira disse:

    Sou Professora e também Pedagoga e trabalho na Secretaria de Educação na área de Assessoria Pedagógica, onde, assessoro pedagogicamente um bloco de escolas na Zona Sul de Manaus. Este artigo tem tudo a ver com os procedimentos e ferramentas que procuro para desenvolver um trabalho com qualidade no atendimento às escolas, viisando fortalecer a gestão escolar e gerar uma gestão de resultados alcançando as metas estabelecidas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos organismos escolares.
    Obrigada pela socialização destes conhecimentos e parabenizo a eficiência que o Órgão apresenta na Gestão do ponto de vista empresarial.

  2. Poliana Paula Batista disse:

    Me identifiquei muito com esse artigo, estou passando a mesma coisa que você quando começou. estou no 4º periodo de administração, e tive esta percepção que as micro empresas não correndo sérios riscos de fechar por falta de estruturação administrativa. Me dispus a buscar clientes, mas confesso que estou perdida, sem saber por onde começar, pois a empresa que estou assessorando não o que ta ganhando e nem perdendo. Teria como me dar um auxilio, pois acho que devemos iniciar a organização pela parte financeira.
    desde já obrigada.
    poliana paula

  3. Izabella disse:

    Gostei muito! estou com minha primeira assessoria de imprensa. E como voce mesmo disse, a faculdade tem milhares de teorias, e nos falta a pratica. Ja sou formada e estou no mesmo dilema, como iniciar um projeto de assessoria. Suas dicas vão me ajudar muito! Obrigada!

Deixe uma resposta

