Revisando algumas práticas na hora de assessorar as microempresas

ideia.jpg Eu sempre persegui oportunidades que me fizessem entender o que é passar por determinadas situações na microempresa. De saco cheio só com a teoria que a universidade me dava eu não me furtava de, em diversas situações, desenvolver alguns trabalhos quase de graça aos fins de semana só pra ver a coisa acontecendo na prática.

Em dezembro de 2005 eu tive a oportunidade de prestar seis meses de serviços de assessoria organizacional na reestruturação de uma escola de informática. O desafio era legal: pular fora de uma rede franqueada já estabelecida e que oferecia um péssimo suporte e divulgar e fazer prosperar uma marca nova com um portfólio maior de cursos.

Pra chegar lá e apresentar o que eu achava que devia ser feito eu fiz plano, cronograma, criei etapas pra se atingir a meta, estabeleci tarefas e dei treinamentos. E quando a assessoria acaba tem uma coisa que eu faço sempre: tentar entender os pontos onde eu falhei. Eu reflito sobre isso, faço anotações e leio à respeito. É fundamental pra mim entender Eduardo Tavares, eu tenho o maior prazer do mundo em estudar os meus erros.

Confira o que na minha opinião, você também deve observar na hora de fazer os próximos trabalhos de assessoria pra microempresas:

1) Estude com afinco o segmento, a concorrência direta, a concorrência indireta e principalmente os oponentes de nível mais elevado que a empresa;

2)  Elabore da forma mais específica possível, um plano de marketing e serviços bem estruturado;

3) Faça um estudo sobre as opções de merchandising, acompanhado de cotações com fornecedores, outras alternativas e opiniões do público;

4) Projete o futuro da empresa sempre;

5) Crie etapas intuitivas no início do treinamento dado aos funcionários e depois,  converta-as em operacionais dentro de um modelo mais objetivo e orientado para resultados;

6) Exerça a sua autoridade comunicando ao pessoal de cima que se eles não comprarem a idéia e seguirem as determinações, o projeto todo está comprometido e todo mundo tá ali, na verdade, perdendo tempo.

7) Identifique os funcionários que são “bolas-de-ferro-no-pé-da-empresa” e sugira a demissão deles. É a maior furada tentar consertar uma peça que já deu o que tinha que dar. 

8 ) Pense em lay-out;

9) Pense em cultura da empresa;

10) Determine antes do início do projeto a sua dedicação, valores e forma de pagamento. Só comece com isso tudo definido.

São alguns pontos que na minha opinião você deve observar.

3 respostas para Revisando algumas práticas na hora de assessorar as microempresas

  1. leneyde Dabela Vieira disse:

    Sou Professora e também Pedagoga e trabalho na Secretaria de Educação na área de Assessoria Pedagógica, onde, assessoro pedagogicamente um bloco de escolas na Zona Sul de Manaus. Este artigo tem tudo a ver com os procedimentos e ferramentas que procuro para desenvolver um trabalho com qualidade no atendimento às escolas, viisando fortalecer a gestão escolar e gerar uma gestão de resultados alcançando as metas estabelecidas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos organismos escolares.
    Obrigada pela socialização destes conhecimentos e parabenizo a eficiência que o Órgão apresenta na Gestão do ponto de vista empresarial.

  2. Poliana Paula Batista disse:

    Me identifiquei muito com esse artigo, estou passando a mesma coisa que você quando começou. estou no 4º periodo de administração, e tive esta percepção que as micro empresas não correndo sérios riscos de fechar por falta de estruturação administrativa. Me dispus a buscar clientes, mas confesso que estou perdida, sem saber por onde começar, pois a empresa que estou assessorando não o que ta ganhando e nem perdendo. Teria como me dar um auxilio, pois acho que devemos iniciar a organização pela parte financeira.
    desde já obrigada.
    poliana paula

  3. Izabella disse:

    Gostei muito! estou com minha primeira assessoria de imprensa. E como voce mesmo disse, a faculdade tem milhares de teorias, e nos falta a pratica. Ja sou formada e estou no mesmo dilema, como iniciar um projeto de assessoria. Suas dicas vão me ajudar muito! Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: