Não faça panfletagem com o seu currículo

dfdff.gifpor Laura Vidmontas/ HSBC – RH Sourcing

“Panfletar” o currículo ou inscrição para processos de recrutamento é a forma que mais distancia os profissionais das boas oportunidades.

É exatamente o mesmo que atirar para todos os lados: dificilmente se acerta o alvo pretendido, salvo pelo acaso. Quem busca uma colocação ou uma recolocação na empresa em que trabalha ou mesmo no mercado, deve ter uma palavra em mente: OBJETIVO.

A primeira coisa a deixar clara no currículo ou ficha de inscrição, é o que se pretende alcançar, ou seja, o cargo ou a área que se deseja assumir. Esse detalhe tão importante é muitas vezes ignorado pelos profissionais quando não o sabem ou põem-se a enviar seus dados para toda e qualquer oportunidade disponível, apenas com o intuito de mudar ou sair de onde estão.

É comum às consultorias especializadas e às áreas de recursos humanos receberem centenas de materiais de profissionais, muitos dos quais os obrigam a lê-los inteiro para descobrir apenas o que a pessoa quer realmente fazer e ainda assim isso muitas vezes não é possível. Panfletagem é a melhor maneira de se autoboicotar e arriscar-se a deixar de conquistar grandes oportunidades.

Refletir a respeito das vagas sobre as quais toma conhecimento é uma etapa fundamental antes de submeter seu currículo ou ficha de inscrição para análise. Perguntas como “quais são minhas motivações neste momento?”; “estou mesmo preparado para esta posição?”; “este trabalho parece interessante e adequado aos meus objetivos de carreira?” são essenciais para concluir se este é o momento e a oportunidade ideais para buscar e encontrar uma nova colocação.

Gente sem foco na vida aceita qualquer coisa, deixa-se levar pelos acontecimentos em vez de delimitar o seu campo de ação. Procurar qualquer coisa para fazer é o melhor meio de não encontrar nada. Descubra aquilo que você sabe fazer de melhor e vá em busca de uma oportunidade onde isso possa ser um diferencial.

Lembre-se: não desperdice seu tempo, ele é muito valioso e deve ser utilizado em favor de sua carreira.

2 respostas para Não faça panfletagem com o seu currículo

  1. SIRLENE MENDES DE FREITAS disse:

    QUERO UMA VAGA PARA VENDEDORA COMISSIONADA COM SALARIO FIXO,TRABALHAR DE SEGUNDA A SEXTA E TER PLANO DE CARREIRA,PARA SER GERENTE,NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA,MAS QUERO MUITO ESSA AREA.

  2. Carlos Eduardo disse:

    PURA LOROTA E BABAQUICE!!! SE EU ENTÃO NÃO POSSO PANFLETAR O MEU CURRICULO COM O DIREITO DE BUSCAR UM EMPREGO O QUE OS CONSULTORES DE RH QUEREM QUE EU FAÇA: 1) QUE EU PEGUE UMA ARMA E VÁ PARA O PRIMEIRO FAROL ASSALTAR??? 2) ESPERAR UM CONSULTOR DE RH BONZINHO IR NA PORTA DA MINHA CASA ME OFERECER UMA VAGA DE EMPREGO??? 3) COM AS CONTAS CHEGANDO (LÓGICO GOVERNO, OPERADORES E CONCESSIONARIAS NÃO ESPERAM), VOCÊS VÃO PAGA-LAS PARA EU VIVER SOSSEGADO E FAZER O QUE VOCÊS PRECEITUAM???

    ORA CONSULTOR DE RH TEM UMA UNICA UTILIDADE… FICAR DE BOCA FECHADA E PROCURAR TRABALHAR MAIS…

Deixe uma resposta

