O grande negócio de ser cupido

pit_cupido.gifNaísa Modesto

Se as preces para Santo Antônio não têm dado muito certo, você pode contar com uma ajuda mais prática e profissional: as agências de namoro e casamento.

A profissão de casamenteiro é muito antiga e parece funcionar até hoje. Aqui no Brasil, a primeira agência foi aberta há 60 anos e, desde então, a procura só tem aumentado. Com a chegada da Internet, que para os pessimistas significaria o fim deste mercado, os serviços se tornaram mais populares e modernos.

As empresas do setor costumam ter estruturas bem enxutas, amparadas por profissionais de Internet e psicólogos para acompanhar o processo de “criação” dos casais.

CUPIDOS PROFISSIONAIS

Roseli e André de Carvalho – ela formada em Letras e ele, em Agronomia – decidiram fazer da habilidade de casamenteiro um negócio e hoje são cupidos profissionais.

“Sou cupido desde criança. Desde cedo, ainda na escola, eu levava bilhetinhos para os namorados”. No começo dos anos 90, Roseli conheceu o mercado das agências de matrimônio e achou muito interessante a idéia de montar seu negócio. “Era uma coisa que eu gostava muito de fazer. Cada vez que eu conseguia formar um par, eu me realizava.”

Ela começou a estudar o comportamento humano, conheceu agências fora do Brasil e logo depois fundou a Agência Par, que vem crescendo bastante nos últimos anos.

O trabalho é dividido: ela só atende as mulheres e eles, só os homens – isso facilita a comunicação com quem está contratando o serviço porque as pessoas se sentem mais à vontade para deixar claro o que desejam, segundo os dois especialistas.

O aumento pela procura das agências, segundo Roseli, se deve em parte ao fato da mudança do papel feminino na sociedade, “Infelizmente, a evolução da mulher no mercado de trabalho confundiu o comportamento da mesma na área afetiva.”

A empresária destaca que uma das vantagens de contratar uma agência está na segurança que envolve o processo da busca pelo par. O perfil da cara-metade é analisado levando sempre em conta honestidade e idoneidade. Além disso, a identidade da pessoa é sempre preservada. “Somos muito preocupados com o sigilo. Meu marido e eu fomos até padrinhos de casamento de um casal e só nós quatro sabíamos que eles haviam se conhecido na agência.”

Para se cadastrar, é necessário ter mais de 18 anos de idade e ter seu estado civil legalizado. Depois disso, o cliente preenche uma ficha com seus dados e com as características que pretende encontrar no parceiro. A partir destes dados é iniciada a busca pelo par compatível.

O primeiro contato entre os casais é feito por telefone, e só depois é marcado o encontro. A empresa pode oferecer o local para que isso aconteça.

Roseli e André têm a exata dimensão do seu trabalho: a partir da agência, já foram realizados 300 casamentos. O sucesso vai além dos números. “De todas as pessoas que se casaram pela agência, não houve nenhum caso de separação!”, comemora Roseli.

Para eles, a Internet é uma aliada, não uma ameaça. Roseli diz que a rede pode colocar uma pessoa em contato com muita gente e, assim, possibilitar uma quantidade maior de encontros, mas a qualidade dos oferecidos pela agência é muito superior, em virtude da compatibilidade das pessoas e da segurança que envolve o processo.

Além disso, ela destaca que o fato de reunir pessoas comprometidas com a busca pelo casamento contribui para esse histórico da agência de formar casais que – até o momento – não se separaram.

O tempo estimado para achar o par ideal varia bastante – o casal mais rápido foi formado com apenas 2 meses e o mais demorado, em 5 anos – de acordo com o nível de exigência da pessoa. O perfil das buscas femininas consiste em um homem fiel, atencioso e carinhoso. Já os homens buscam compreensão, sinceridade e afeto. A maioria dos clientes tem entre 25 e 35 anos.

A agência, que fica em Marília (SP), atende todo o País e está prestes a iniciar suas operações em Portugal. Além disso, planeja estender as atividades até a Inglaterra.

PAIXÃO ATÉ NO NOME

Gláucia Maria Paixão é outra profissional que também decidiu investir neste mercado. Seu trabalho começou em Salvador (BA), em 1996. Ela conta que como psicóloga atendia muitos clientes que se queixavam da falta de um companheiro. “Cheguei à conclusão que alguns dos maiores problemas da vida moderna são a solidão e o medo de sofrer desilusões. Paradoxalmente, isso faz com que seja impossível para algumas pessoas estabelecerem novas relações.”

O objetivo da sua agência, Paixão Consult, é atuar como co-responsável, ajudando a resolver essas dificuldades e unir pessoas ao redor do mundo, com os mais diversos perfis. “Numa era de individualismo extremo, a idéia de abrir a empresa veio a calhar. Quem mais poderia entender tão bem de paixão quanto uma pessoa que carrega a própria no nome? (risos).”

No seu cadastro, a empresa conta com 4.360 pessoas neste momento, mas já passaram pela agência cerca de 9.500 cadastrados.

A Paixão Consult também faz cadastramento identificando o perfil da pessoa e Gláucia conta que é extremamente importante preencher os dados com veracidade.

O crescimento dos serviços é medido diariamente pela empresa, que vê aumentar seu número de cadastrados. “O mundo mudou, as pessoas não podem mais sair como antes. A Internet ajuda a resolver este problema”. Este é o papel da agência: mediar o encontro entre as pessoas que têm um perfil satisfatório para o cadastrado.

Apesar do bom tempo deste mercado no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para quem decide trabalhar na área. “No País ainda existe muito preconceito. As pessoas não valorizam esse tipo de trabalho em termos financeiros. Elas não pensam que por trás desse trabalho há pessoas trabalhando.”

Gláucia acrescenta que o mercado está saturado em virtude da grande oferta de sites de namoro e casamento. “Falo em termos comerciais, para fazer dinheiro. Mas em termos de satisfação, há campo para todos.”

ENCONTRE O AMOR DURANTE O ALMOÇO

Ioná Schechter é diretora da Lunch for Two, uma das mais antigas deste mercado no País, que surgiu após pesquisas feitas nos Estados Unidos e na Europa.

A vocação para o trabalho também já fazia parte da vida de Ioná. “Sempre fui ‘matchmaker’, mesmo antes de montar a empresa. Foi apenas uma forma de profissionalizar algo que já fazia naturalmente”.

Os mais de mil clientes da Lunch for Two passam por entrevistas com a equipe de psicologia, e depois são colhidos os dados e o histórico para que a pessoa indicada tenha o perfil mais compatível possível. A diferença é que os encontros são marcados para a hora do almoço. “Escolhemos um almoço por ser algo mais leve, descontraído e com hora certa para terminar, já que normalmente todos têm que voltar para seu trabalho ou para seus compromissos.”

Ioná também percebe o aumento pela busca dos serviços e atribui o fato “à dificuldade de encontrar um serviço idôneo na área, à maior independência e individualidade das pessoas no mundo atual, à falta de tempo, etc.”

Segundo a diretora da empresa, o perfil dos clientes da Luch for Two é formado por pessoas de excelente nível cultural, social e financeiro, que buscam conhecer pessoas compatíveis com elas.

O mercado parece próspero. “A vida no mundo atual isola muito as pessoas, dificultando o contato entre elas. Computadores, Internet, serviços automatizados distanciam as pessoas cada vez mais. Minha expectativa é de grande crescimento na procura de nossos serviços”, afirma Ioná.

35 respostas para O grande negócio de ser cupido

  1. quero conhecer um homem educado,fiel e apaixonado.

  2. Suenne Valadares (psicóloga clínica) disse:

    Desde o século XXVIII há um ideal de amor romântico, um sentimentalismo inerente à sociedade. Nos dias atuais, no entanto, o metabolismo social é outro: a emoção amorosa efêmera, o moderno individualismo, a busca por padrões de excelência na vida profissional, a velocidade das informações, entre outros, por vezes compromete o imaginário a cerca de “a tampa da panela”, “a outra metade da laranja”, enfim, de um parceiro que contemple o desejo daquele que idealiza o chamado amor romântico ou amor-paixão. Em seu livro Nem fraude nem favor, Jurandir Freire – médico e psicanalista – assinala que “apesar de seu enorme prestígio cultural, o amor deixou de ser motivo de enlevo para se tornar uma espécie de tributo na vida moderna”.

  3. luiz disse:

    Gostaria de mais informações de como mortar uma agencia de relacionamentos

  4. nadielma disse:

    Boa tarde!
    Estou feliz por ter conseguido com sucesso os seus projetos profiissionais
    pois em pouco tempo de que te conheço sei q o Sr. é um lutador e ñ é por acaso.
    A maior conquista do ser humano é dedicar ou entregar a sua vida a Cristo
    pois tudo passa, e lá na frente veremos o q plantamos na vida,e na hora de colher
    e ver o q realmente fizemos de verdade o futuro, o homem sem Cristo ñ é nada!!
    Setimos muito a sua falta espero q nunca se esqueça de nois, pois é impossivél
    esqueçer do Sr.

  5. Silvia Maria Vecchio Barreira disse:

    Gostaria de conhecer um homem inteligente, cheiroso e cheio de amor pra dar.
    Sou empresaria, tenho 40 anos, adoro viajar, conhecer coisas novas , dançar , me apaixonar, etc.

  6. Benícia disse:

    gostaria de saber como montar uma agencia de relacionamento?
    aguardo resposta!obrigado

  7. Selma Lemes disse:

    Gostaria de saber mais como faço para montar uma agência de namoro,aguardo resposta desde já muito obrigada.

  8. ivana nunes disse:

    preciso urgentememte saber tudo sobre como montar uma agencia de relacionamentos. desde já obrigado

  9. Edu Tavares disse:

    E aí pessoal?

    Alguém se habilita a ajudar as meninas?

  10. josivaldo disse:

    gostaria de saber vocês pode me ajuda como montar um seti de matrimônio, na internet, pois vi o sucesso de vocês, mais quero montar uma agência de casamento na internet, vocês pode me ajudar

  11. marcy disse:

    Gostaria de saber como montar uma agencia de relacionamentos?????
    obrigado.

  12. cecilia disse:

    gostaria de informações de como montar uma agencia de namoro

  13. Carla disse:

    ola gostaria de montar em minha agencia de telemensagens um agencia de namoro tambem vc poderia falar pra mim como se faz pra montar uma agencia de namoro por favor estarei aguardando recado no meu email…
    Obrigado

  14. julie disse:

    gostaria de saber como montar uma agencia de namoros

  15. fabio lima disse:

    Quero saber como faço para montar uma agencia,mas so de evangélicos.obrigado!

  16. […] Veja alguns exemplos de quem se deu bem como Cupido no blog Peça Demissão e Vá Trabalhar! […]

  17. Esmeralda disse:

    Tenho profundo interesse em montar uma agencia de casamento desde promover o encontro dos perfis até a festa de casamento.

  18. Bruna Alves Ribeiro disse:

    Olaa..gostaria de informações para saber como montar uma agencia de relacionamentos. Aguardo resposta.

  19. MARTA AMARO disse:

    Por gentileza é possivel dividir estas informações de como abrir uma agencia de matrimonio ou namoro. Tenho interesse, e vejo que aqui onde moro precisa de uma agencia deste porte se for possivel passar algumans dicas ficarei grata. Muito obrigado pela atenção.

  20. Francy disse:

    Boa tarde!
    Gostaria se possível,saber algumas dicas de como montar uma agência de relacionamentos.

    Percebi aqui nas reportagens que li,que há uma necessidade latente no ser humano de encontrar sua outra parte.

    Em tempos modernos como os que vivemos hoje,com o individualismo e a banalização do afeto,surge a necessidade de se criar uma oportunidade,principalmente para os que já passaram dos 40 anos.

    Aguardo reposta!

    Um abraço.

  21. DANI disse:

    GOSTARIA QUE ROSELI E SEU ESPOSO ANDRE ENTRE EM CONTATO COMIGO URGENTE FIQUEI ENCANTADA COM A HISTORIA DE VOCES PEÇO EM NOME DE JESUS QUE ME ORIENTEM COMO MONTAR UMA AGENCIA, É MEU SINHO DESDE A ADOLESCENCIA.

  22. DANI disse:

    roseli e andre mandem seu e-mail por favor, desde a adolescencia meu sinho ´r montar agencia de casamento especialmente evangelicos

  23. Jefferson disse:

    Eu montei a minha agencia,e to ficando louco com tanta coisa para fazer.Pessoal é muinto gratificante,só que tem que trabalhar serio.

    • Haroldo disse:

      Ola Jeferson

      Estou querendo montar uma agencia de namoro e tenho algumas duvidas, voce poderia me dar uma ajuda dizendo como foi que vc deu inicio, as principais dificuldades, o valor a ser cobrado, etc.
      Desde ja agradeco pela atencao e estarei aguardando uma resposta.
      Obrigado

  24. Maria deFatima disse:

    Estou intressada em montar uma agencia de matrimonio em minha cidade que tem aproximadamente 180 mil habitantes.
    Acredito que posso auxiliar as pessoas a encontrar e se realizarem no amor.
    Estou aposentada, tenho 52 anos, disponibilidade.

    Gentiliza me enviar dicas, informaçãos uteis que possam auxiliar.

    Obrigada.

    Grata.

  25. ELAYNE FABIANA disse:

    GOSTARIA DE SABER TBM.. COMO MONTAR UM AGENCIA.. ALGUÉM PODE SER SOLIDARIO AO MEU PEDIDO… E ME INFORMAR…

  26. MARTA disse:

    Moro em Rondonia em uma cidade com um pouco mais de 100.000 habitantes e gostaria de montar uma agencia de matrimonio,li a materia da Roseli e André, Claucia Maria Paixão e da Ioná e assim como algum de vcs tambem desde de muito nova fui cupido e gostaria de utilizar este para fazer render algun dinheiro, como estou desempregada e me interessar muito pelo assunto se possivel vcs me enviarem seus emails ou telefones para se não for pedir muito algumas dicas de como montar, valor que deve ser cobrado e como começar tudo.

    atenciosamente

    Marta

  27. gostaria de arrumar um amor para a vida toda tenho 31 anos soumorena clara olhos verdes nao sei dizem que sou bonita

  28. sou separada gosto de trabalhar para conseguir algo na vida junto com a peçoa amada

  29. Sonia Maria disse:

    GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES DE COMO MONTAR UMA AGÊNCIA DE MATRIMÔNIO SÉRIA. O QUE É NECESSÁRIO PARA COMEÇAR, OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR, ETC.
    AGRADEÇO PELA RSPOSTA.
    MEU E-MAIL: ginaceaa@yahoo.com.br

  30. Gostaria de saber como faço para me cadastrar no paixãoconsult,aquí em Salvador.Se possível deixem o
    telefone dessa agência de namoro aquí para que eu faça
    contato.Aguardarei resposta.Grata,Conceição

  31. sheila disse:

    Boa tarde, tenho dificuldades em encontar um namorado sério, por isso resolvi abrir uma gencia de namoro… Vejo que não é facil encontrar o amor verdadeiro e que as pessoas percisam de ajuda. Gostaria de idéias para o meu novo negócio. um abraço

  32. quero montar minha propria agencia matrimonial na internet com faça em ribeirao preto e regiao

  33. Nilzete disse:

    Boa tarde!
    Gostaria se possível,saber algumas dicas de como montar uma agência de relacionamentos.

    Percebi aqui nas reportagens que li,que há uma necessidade latente no ser humano de encontrar sua outra parte.

    Em tempos modernos como os que vivemos hoje,com o individualismo e a banalização do afeto,surge a necessidade de se criar uma oportunidade,principalmente para os que já passaram dos 40 anos.

    Aguardo reposta!

    Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: