O plano pra enxergar mais longe – 2a. missão

 2a. MISSÃO – FAÇA UMA ANÁLISE SWOT

S de Strenghts (pontos fortes); W de Weaknesses (pontos fracos); O de Oportunities (oportunidades) e T de Threats (ameaças).

Uma das melhores formas de organizar a informação que você obteve fazendo um diagnóstico da sua empresa, do mercado e da concorrência é adequá-la a um sumário SWOT. De agora em diante, você precisa usar as informações que você pesquisou para transformá-la em estratégia no seu negócio. Dá uma sacada em alguns exemplos:

Oportunidades

– Existe demanda para um produto que você ainda não oferece mas tem capacidade para desenvolver;

– Existe a possibilidade de expandir a venda de produtos para mercados ou segmentos diferentes dos que você hoje atua;

– Seus concorrentes estão oferecendo um serviço muito ruim para os clientes deles e você precisa mostrar isso pra estes clientes (que tal pensar na estratégia da OI na hora de formar uma verdadeira cruzada através de propagandas na TV e pela internet contra o celular bloqueado oferecido pelas outras operadoras?)

Ameaças

– O seu concorrente acabou de anunciar um produto com qualidade similar e preço mais baixo;

– O concorrente se antecipou nas campanhas promocionais;

– Você percebe que os seus funcionários são mal treinados e totalmente despreparados para resolver os menores problemas dos seu clientes;

– Sua empresa investe pouco em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou novas idéias.

Pontos fortes

– A empresa possui uma marca conhecida e tem a confiança dos consumidores;

– Possui funcionários preparados para entender a necessidade dos seus clientes, sugerir pontos de aperfeiçoamento no serviço oferecido, além de motivação suficiente para reagir de forma satisfatória às mudanças;

– Você tem tecnologia e infra-estrutura pra cumprir prazos e oferecer condições de compras de forma satisfatória ao seu cliente.

Pontos fracos

–  O produto da concorrência tem qualidade ligeiramente superior a do seu produto;

– Você ainda não situou o seu produto da melhor forma no mercado porque ainda compreende mal os consumidores.

 

É claro que eu não ambicionei aqui esgotar tudo aquilo que você pode classificar dentro de um sumário SWOT. O sumário é importante pra que você planifique toda a informação que você conseguiu e tenha idéias, muitas idéias de como minimizar as ameaças e os pontos fracos e de como potencializar as oportunidades e os pontos fortes.

Na próxima segunda-feira a missão número 3 tá no ar. Eu quero ver você enxergando claramente como melhorar as coisas na sua empresa quando a necessidade ainda estiver à quilômetros de distância.

Arrebenta!

 

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