Como faturar 10 milhões de reais vendendo flores

flores_online.jpgpor Mariana Oliveira – Mundo do Marketing

 O alcance da internet aparentemente não combina com um ato de proximidade tão grande quanto dar flores. Isso, no entanto, não impediu que a família Casarini investisse neste mercado e transformasse seu negócio num dos maiores cases do e-commerce no Brasil. O marketing é tido como essencial e características como diversificação e qualidade foram e são os diferenciais para o sucesso do Flores Online.

Tudo começou com a iniciativa de Fátima Casarini. A designer de flores montava e vendia arranjos em casa e atendia seus clientes por telefone. O desafio de montar uma floricultura exclusivamente online cresceu e se solidificou à medida que o varejo na internet também ganhou espaço. Só em 2006 a empresa atingiu a meta de R$ 10 milhões antes do fim do ano.

“A experiência de comprar flores pela internet também é diferente”, conta Thaís Guimarães (foto), superintendente de marketing do Flores Online, quando comenta as razões do sucesso do empreendimento. Investir na qualidade dos produtos, dos fornecedores e na diversificação do portfólio são os segredos.

Diferenciais:

Fazer entregas para todo o Brasil em no máximo dois dias é um desafio por si só. Entretanto, para manter a qualidade e os fornecedores exclusivos, como Anna Pegova e Havanna, foi necessário centralizar a produção em São Paulo. Todas as encomendas saem do mesmo galpão na capital paulista. A tarefa seria ainda mais difícil se não houvesse parcerias com empresas como Correios e DirectLog. “Deste modo, os consumidores podem mandar flores com qualidade e exclusividade”, garante Thaís em entrevista ao Mundo do Marketing.

Outros parceiros de peso na divulgação dos serviços do Flores Online são Americanas.com, Submarino e Pão de Açucar Delivery. Como os serviços são oferecidos apenas na loja virtual, o mix de marketing se concentra na web, mas também há campanhas em mídia impressa e outdoors. “A comunicação on-line nos dá mais resultados”, esclarece Thaís.

Nem só de flores vive o site. Outro ponto de destaque no case de Flores Online é a diversificação dos produtos. No natal de 2006, o mix da loja incluía 500 opções de arranjo que poderiam ainda ser combinados com outros produtos. Dentre eles estão livros, perfumes, doces, bebidas, além de serviços pioneiros como o de envio de fotografias.

O perfil dos consumidores também é heterogêneo: homens e mulheres (50/50) das classes A e B ou mesmo empresas que presenteiam em aniversários e datas especiais. O resultado não poderia ser diferente: a empresa foi premiada pela consultoria E-Bit com a medalha de diamante e eleita a melhor do segmento durante três anos seguidos.

Acesse: www.floresonline.com.br

 

 

9 respostas para Como faturar 10 milhões de reais vendendo flores

  1. Rafal Miranda disse:

    Esta semana comprei flores para minha amada na loja Flor-S que deu o maior show, até eu fiquei impressionado com a reação dela, que me pediu em noivado! Valeu! Todo homem deveria mandar flores freqüentemente para sua amada!!!

  2. marina disse:

    Concordo plenamente…
    Todod homem deve mandar flores para sua amada…

  3. Sabrina disse:

    Meu namorado sempre me dar flores, so as melhores e as mais lindas hehe.. Te amo ammr

  4. Adriano disse:

    Sou de Curitiba também comprei de uma loja virtual local entregaram super rapido e as flores mnha gata ochou lindas florabarigui.com Obrigado virei cliente

  5. Fernanda Monteiro disse:

    Eu sou de São paulo, e tenho uma loja virtual que está até nos favoritos do meu navegador aqui no trabalho. Sempre compro para minha esposa deste site.
    http://www.floresonline.com.br/flores-delivery
    Eles possuem flores muito bonitas, inclusive agora tem
    até a venda de chocolate com flor, bem bacana.
    Abraço!

  6. rodrigo disse:

    Não são exatamente flores, mas sempre compro orquídeas (plantas nao necessariamente floridas) no site do orquidario Maricaense (www.orquidarioMaricaense.com). Os preços são incríveis e a qualidade das plantas surpreendentes. Comprar uma orquidea por menos de 15 reais no mundo “real” é praticamente impossível,…

  7. Adriano Luigi disse:

    Eu sempre compro numa floricultura online muito tradicional de Belo Horizonte http://www.ikebanaflores.com.br/ e sempre ocorreu tudo muito bem, a internet está abrindo portas para todos msmo!

  8. Bia disse:

    Agora o cliente pode escolher produto de várias floriculturas ao mesmo tempo. Isso é possível na HelloFlora:

    https://www.helloflora.com/

  9. Tenho trezentos mil pés de rosas sou distribuidor de rosas você empreendedor entrar em contato pelo Cel Tim 073 991 113208 fornecemos em atacado para qualquer lugar do Brasil favor fazer sua encomenda 30 dias antes Bel Flores na Bahia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: