Cuide bem do seu bom ex-chefe

Chefe pode ser temporário, mas ex-chefe é para sempre. Cuide bem dele, não há referência melhor para atestar sua qualidade profissional
por Marcelo Myiashita
Entra emprego, sai emprego, costumamos adotar o mesmo comportamento com relação aos nossos ex-chefes: sumimos, desaparecemos, escafedemos. Durante um tempo ainda conseguimos manter contato, mas não por muito – normalmente os tratamos como página virada na nossa carreira profissional.

Esse é o erro. Temos um infeliz e natural hábito de enxergar ex-emprego como aquela relação que não deu certo e o ex-chefe como o casamento que não foi para sempre. Há, na maioria das vezes, lamentações, mesmo que tenhamos sido felizes, que o chefe tenha sido bom e que a decisão da partilha tenha sido nossa. Pois o novo emprego sempre acena mais reluzente e esperançoso concentrando nossas atenções, em que torcemos para que o novo chefe seja mais que isso, ou mais que nossas experiências passadas. E é só nisso que se costuma transformar nosso finado ex-chefe, apenas uma base de comparação.

Acontece que temos que pensar diferente, afinal chefe pode ser temporário, mas ex-chefe é para sempre. Ontem ele esteve no seu antigo emprego, amanhã poderá estar em novos postos e você poderá cruzá-lo em uma nova empresa, por acaso ou por indicação dele mesmo. Bons chefes fazem isso, valorizam e gostam de acompanhar profissionais competentes, pessoas que sentem que ajudaram e, de certa forma, contribuíram com o seu crescimento. Há um pouco de orgulho e satisfação nisso, sentimentos que você já compreende ou compreenderá quando tiver bons ex-funcionários.

Os bons ex-chefes lembram dos resultados e das histórias que conviveram. Só não conseguem adivinhar por onde andam os talentos depois que somem. Uns ainda ligam e atualizam as informações. A maioria some mesmo e com isso o rebento perde a chance de manter e cultivar algo muito importante nos dias de hoje, a reputação. E nada melhor que um ex-chefe para falar bem de você.

Claro, há chefes e chefes. Da mesma forma que há funcionários e funcionários. Por isso que bons funcionários precisam cuidar de seus bons ex-chefes. Nem todo mundo merece ou tem bons desempenhos neste mundo competitivo e nem sempre correto, portanto se você é merecedor saiba manter a boa imagem frente aos colegas de trabalho e, principalmente, junto aos bons ex-chefes. Esses percebem esta atenção, muitas vezes, com admiração e carinho. E podem fornecer o verdadeiro atestado de qualidade da sua eficácia profissional.

O fato é que bons ex-chefes continuam crescendo na organização, algumas vezes empreendem, outras vezes mudam de emprego, mas continuam aí, no mercado. E podem te convidar para mais uma oportunidade ou indicá-lo para outros colegas.

Por outro lado não perca tempo com maus ex-chefes. Com esses, você não precisa se preocupar com reputação e boa imagem – normalmente eles não carregam crédito e nem reconhecem bons profissionais. Além do mais, tenha certeza disso, a maioria não continua no mercado depois de alguns anos. Então não esqueça dos seus bons ex-chefes. Eles merecem sua atenção, gratidão, respeito e admiração. Ligue para eles.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: