Sobra boa vontade. Falta planejamento.

É muito comum no ambiente da empresa algumas decisões se revelarem a maior furada. Isso acontece na maior parte das vezes pelo fato de o responsável por estas decisões resolver fazer isso sem o mínimo de critério, sem o mínimo de pesquisa e portanto, não obtendo o mínimo de retorno.
.
A maior parte das micro e pequenas empresas brasileiras fecham cedo porque antes de pensar num plano de negócio o proprietário estava assinando o contrato de aluguel do ponto comercial, contratando gente e comprando mercadoria. Na maioria das vezes sobra boa vontade e motivação pra empreender, mas falta planejamento.
.
Isso não soa muito estranho num país onde a maior parte das pessoas que compram um carro zero pensam primeiro em qual será o aparelho de som que vão botar no carango à pensar em qual empresa seguradora irão contratar pra segurar o carro.
.
Se você pretende iniciar um negócio eu diria que no mínimo (“no mínimo”) você deve: conhecer os seus concorrentes, estudar a localização do seu ponto comercial, entender bem como vai funcionar o seu canal de distribuição, fazer os primeiros contatos com seus futuros fornecedores, pensar em marketing e entender bem qual é a necessidade do mercado que você pretende atender – isso tudo deve ir pro papel sob a forma de planejamento pra que você possa estudar tudo isso todo dia até cansar.
.
Outro equívoco frequente é o das decisões que nunca são baseadas em informações concretas, muito típicas daquele pessoal já estabelecido há um bom tempo e que diante de tanta experiência prática acreditam que ler um bom livro de negócios é uma perda de tempo. É fato que esses empresários criam ações de marketing na empresa sem ter um conhecimento mínimo do público alvo; investem em programas de motivação para os funcionários sem nunca se interessar por viver o dia a dia do pessoal do balcão ou da galera do chão de fábrica e desenvolvem novos produtos sem ter uma idéia objetiva de qual é a necessidade dos clientes. O problema é sempre o mesmo: eles dirigem sem planejamento. Somente o mínimo de empresas tem uma agenda rigorosa dedicada a um planejamento semestral ou anual.
.
Você tem um milhão de razões pra especular o porquê as suas vendas aumentaram em determinado mês: sazonalidade, preço baixo, preço premium, ampliação ou mudança nos canais de divulgação do produto, programas de motivação dos vendedores, nova política de prazos, propaganda boca a boca, notinha no rodapé do jornal, falência de um concorrente, etc etc etc…. Entenda o porquê as suas vendas aumentaram e reduza a zero as chances de que elas caiam no mês seguinte.
.
Você tem um milhão de razões pra especular o porquê aquele cara contratado pra dar uma super palestra motivacional na sua empresa não conseguiu empolgar ninguém: você pode pensar que a equipe é ruim mesmo e não tem jeito; o cara era fraco; o pessoal tava cansado demais pra absorver alguma coisa naquele dia; as metas não estão muito claras ou então que esse negócio de palestra é a maior furada, motivação mesmo só vem com aumento de salário, etc etc etc… Entenda o porquê sua equipe não decola se envolvendo com ela, fazendo parte do dia a dia do grupo e observando se, na verdade, não é você o cara que tá segurando o rendimento do time. Como você não pode se demitir é importante você começar a mudar – as suas ações só vão ter eco se você souber de onde as causas partiram.
.
Você deve ter um MILHÃO de justificativas pra trabalhar só com muita boa vontade e pensamento positivo. Eu, no seu lugar, só precisaria de UMA justificativa pra entender o porquê as coisas acontecem e a forma como eu planejo que elas ocorram na minha empresa.
.
Run guy! Now!
O cara responsável por escrever o mapa do tesouro da empresa é você.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: