A sua faculdade… fez diferença na sua vida?

Essa pergunta eu vi no blog do Ricardo Jordão Magalhães e resolvi botar a discussão também aqui no PDVT. Pra mim, a faculdade fez grande diferença em alguns aspectos: tive a oportunidade de conhecer uns três professores que fizeram toda a diferença na minha vida; A biblioteca continua me ajudando até hoje e os meus melhores amigos eu conheci lá na UFPE. Eu defendo a seguinte equação e o resto pra mim é chulé:

O MELHOR DA FACULDADE = networking + livros.

Abaixo algumas respostas e comentário interessantes dos leitores do blog do Jordão: 

As respostas:

“Não faz não! A faculdade que fiz nas empresas que trabalhei é que fazem a diferença”. (Mallu)

“Claro que faz! Toda base teórica que possuo hoje e que é imprescindível na minha profissão, aprendi na faculdade!” (Monica Fuchshuber)

“Posso dizer que somente 10% do que utilizo no meu dia a dia foi aprendido na faculdade, e refere-se mais à cultura do que à prática profissional”. (Eliane Fortes)

“O problema é que se você não tiver TBC (tempo de bunda na cadeira) não é ouvido. As pessoas só escutarão o que dizes, se tiveres passado por um babson college institute tabajara (por mais que tenha sido só um curso de verão), e feito os 200 semestres do London Institute tabajara (mesmo que seu inglês seja melhor que o dos mauricinhos). Papel minha Cara, isso interessa. Tens Money e tempo disponível pra ficar anos numa faculdade fazendo todas as extensões possíveis e inimagináveis? Beleza. Não? Tás ferrada. Ah, quando juntares muito papel, podes até chamar os Líderes brasileiros de babacas que ainda aparecerão pessoas para te aplaudir, pagando pra te ouvir dizer isso” (Gabriel Peixoto).

“A faculdade, faz a diferença no seu networking, pois o amplia e muito. Já em matéria de conhecimento, aprendo muito mais lendo textos e livros na internet do que sentado na cadeira da facul ouvindo o prof falar em plena 9h da noite, depois de um dia inteiro de trabalho, e morrendo de sono. Pergunta, para os que já tem diploma alguém já pediu para vê-lo em alguma empresa? ” (Eduardo Alessandro)

Diferença quase nenhuma com exceções das aulas de filosofia, sociologia e antropologia! Demais!” (Marcos Rezende)

“A faculdade me fez ocupar melhor meu tempo. Quando estou na biblioteca ou sala de aula deixo de: estar gastando meu dinheiro com besteiras e assistir a programação da TV. A faculdade faz o aluno ou o aluno faz a faculdade? Ou o professor é um dos responsáveis pelos dois?” (Elton de Oliveira)

“Não fez diferença porque não cursei com o ímpeto de mudar as coisas, como tenho aprendido hoje. Além do mais, muita coisa no ensino mudou de 15 anos pra cá. Independente disso, acho interessante você estudar e adquirir conhecimento que possa aplicar em sua carreira, sua vida, não se preocupando com o título que aquilo irá conferir a você. O que importa é realizar!!” (Douglas de Souza)

“Através da facul, conheci muitas mulheres, bebi muito e por acidente, acabei me formando. Dentro da minha estúpida ignorância, acho que qualquer faculdade é ótima, desde que o infeliz do estudante explore dela o máximo. Além disso, que viva um mundo off-sala, lendo muito, aprendendo e desaprendendo, tropeçando e esfolando a ponta do dedão. Respondendo (finalmente): Fez diferença sim, mas não muito na área profissional; na pessoal fez, sem dúvidas”. (Iztván)

“Pessoal, lógico que a faculdade PODE fazer a diferença, se ela for bem aproveitaa pelo aluno. Rede de contatos, aproveitar os professores que estão dispostos a ajudar, ler os livros recomendados e refletir sobre eles, se interessar em aprender.Dizer que faculdade não serve para nada é uma desculpa de pessoas que, provavelmente, não a apreoveitaram por comodismo, preguiça, falta de interesse.Serve, para quem está mesmo interessado em fazer carreira e não só em ter um título”. (Eduardo Gonçalves)

 

Uma resposta para A sua faculdade… fez diferença na sua vida?

  1. Henry L. disse:

    Se você não tem a mente aberta, não tem uma visão ampla das coisas e não é criativo para montar uma empresa ou qualquer outra coisa que gere dinheiro e só depende dos outros para conseguir algo recomendo que faça faculdade. Mas se tiveres mente criativa e aberta, se interessa por coisas interessantes, diferentes, novas e sabe coloca-las em prática e tem coragem de arriscar você tem uma grande chance de se tornar muito rico e ter um ótimo futuro.
    Eu perdi meu tempo na faculdade.
    Todos as pessoas da faculdade que eu conhecia tinham mente vaga, só olhavam para uma direção e não se interessava por mais nada.
    Abandonei a faculdade pois descobri que estava perdendo o meu tempo e hoje me considero um homem vitorioso, ganho muito mais que os meus colegas da faculdade e trabalho na área que eu gosto e sou feliz.
    A faculdade apenas me deu uma pequena base em meu trabalho mas não foi de muita importância pois sempre que tenho alguma dúvida eu utilizo a internet e aprendo muito mais que uma semana inteira de aulas.

Deixe uma resposta

