Boas práticas para conquistar clientes

A revista Meu Próprio Negócio, edição 67, publicou uma matéria excelente intitulada CLIENTE FIEL É MAIS LUCRATIVO com a descrição de 36 práticas para conquistar clientes.

Eu li a matéria completa, achei que alguns pontos são simplistas e conservadores demais enquanto outros são um verdadeiro tesão. São 36 práticas e as 12 primeiras seguem agora. As demais eu irei postando semanalmente aqui:

36 PASSOS PARA CONQUISTAR CLIENTES (PARTE 1):

1. Conheça seu negócio. Saiba em qual ambiente ele está inserido, quem são seus clientes, seus concorrentes e seus fornecedores; qual é a estrutura da sua empresa e se ela oferece produtos interessantes para o seu público alvo. Sabendo o que considerar, fica mais fácil dirigir as ações.

2. Elabore um cadastro e mantenha-o atualizado, mesmo que seja na velha caderneta, mas o ideal é que seja no software de CRM. E, ao relacionar as questões que serão feitas ao cliente, seja objetivo para não ocupar muito o tempo do consumidor. Faça poucas perguntas e o estritamente relevante para o seu negócio de forma clara e direta.

3. Ofereça uma recompensa ou vantagem para montar ou atualizar o seu cadastro (…). Isso estimula a disposição do cliente em fornecer dados, pessoalmente ou pela internet.

4. Entre na sua loja e na do concorrente e aja como se fosse o próprio cliente. Faça o percurso das compras, escolha os produtos, vá até o caixa tentando entender quais são as dificuldades e possibilidades que o consumidor encontra. É uma boa forma de enxergar soluções.

5. Personalize o atendimento. Pessoalmente ou pela internet, chame o cliente pelo nome e sempre que puder, demonstre que você conhece seus gostos e preferências.

6. Produto sob medida. Dê ao cliente a oportunidade de ele definir o produto que quer consumir. Por exemplo, em uma padaria ou buffet, ele pode escolher ou pedir uma receita diferente.

7. Proporcione a experiência de consumir. Ambiente o negócio de forma acolhedora, com sons, aromas ou cores, e deixe que o cliente experimente o produto para ter certeza de que aquela compra vai valer a pena ser efetuada.

8. Faça a campanha de fidelidade de acordo com o seu segmento e característica de produto e estimule o retorno do consumidor, criando ações. Se for uma pizzaria, distribua um cupom para cada pizza comprada. Quando juntar dez, é só trocar pela décima primeira (…).

9. Ofereça vendas cruzadas. Se for uma sapataria, disponibilize um display com meias e treine seus vendedores para sempre lembrar o cliente que há essa opção de compra.

10. Beneficie os clientes mais antigos ou fiéis. Todos adoram um desconto e é possível estimular as vendas ao oferecer bônus para as próximas compras em determinado período.

11. Se for possível, crie horários alternativos de atendimento, que o diferencie da concorrência.

12. Facilite o acesso – é importante que o seu ponto comercial tenha um estacionamento. Se não tiver, faça parcerias com estacionamentos próximos à sua loja. Conforme o caso, disponibilize um manobrista.

Faltam ainda 24 ações. Semana que vem estarei postando +12!

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