Quando for a sua vez de comandar a equipe…

lider2

ATITUDE

Os problemas devem terminar em você, não dá pra repassar pra ninguém. Você é o criador de soluções ou o facilitador de situações pra que as dificuldades deixem de existir.

RELACIONAMENTO

Acostume-se a não ter amigos ou tê-los bem poucos. Um comentário ou observação maldosamente interpretado em um happy hour da empresa pode colocar todo o trabalho a perder.  Você está só na maioria das situações e nunca deve deixar totalmente claro aquilo que você pensa.

COMPORTAMENTO

Tudo o que você faz emite um sinal. Você é um semáforo (consciente ou inconsciente) transmitindo, à partir da sua atitude, instruções para a equipe parar, ter atenção ou prosseguir.

FIRMEZA

Não se importe em ser mal interpretado como grosseiro quando você precisar agir com um pouco mais de energia pra resolver um problema. Em algumas situações, essa será a única linguagem em que você se fará entendido.

BUSINESS

Tá valendo a máxima de Dom Vito Corleone – “Nada é pessoal, só negócios”. Demita quando achar que o trabalho não tá rendendo. A saúde do negócio tá em primeiro lugar.

4 respostas para Quando for a sua vez de comandar a equipe…

  1. Interessante as observações. Principalmente sobre atitude e firmeza. Mas sobre business, eu não consigo perceber da mesma maneira… não tão diretamente. O Poderoso Chefão liderava matadores, qualquer um que pudesse puxar um gatilho estaria apto ao trabalho. No entanto, com o conhecimento e capacidade intelectual ganhando cada vez mais relevância no cenário produtivo isso fica cada vez mais complicado. Acredito que cada vez mais os executivos e administradores terão de lidar com o dilema e subjetividade de ter o capital humano como fator crítico do negócio.

  2. ana maria disse:

    Gostei das observações, principalmente sobre comportamento e atitude! Quanto à firmeza, antes de ter que usar frases ou tom de voz que pareça ser grosseria, vale tentar apenas ser assertivo, sem parecer grosseiro… Dá para conseguir isso sim! Acredito que um líder de verdade sabe resolver problemas sem precisar parecer grosseiro, mas a dica que deste está valendo!

    Em relação ao tópico business, se o trabalho não está rendendo, porque não investir em capacitação? Muitas vezes a falta de rendimento está associada a falta de conhecimento do trabalho a ser executado ou desmotivação!

  3. enilson disse:

    obrigado pela dica,gostei muito!

  4. Ever disse:

    Estou a pouco tempo na empresa e já me colocaram como chefe, como devo agir com os meus colegas de trabalho que tem muito tempo de empresa e eu cheguei agora, será que vão me respeitar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: