O mapa do tesouro pra 2009

700x500-tesouro2

“O homem tem tudo em suas mãos e se deixa escapar é porque tem medo” (um provérbio lá da Rússia).

.

Todos os anos antes do dia 31 de dezembro terminar, eu sento na mesa da sala, rabisco um papel e depois mando pro Excel o meu mapa do tesouro pra o ano que vai começar.

Eu chamo de mapa do tesouro o meu planejamento pra o ano novo. Eu traço um mapa com tudo aquilo que eu quero começar, continuar ou concluir e quando já é dia em primeiro de janeiro, eu sei exatamente atrás de quê eu tenho que começar a correr pra fazer a coisa acontecer.

O meu segredo é planejamento, botar no papel as coisas que eu quero, as coisas em que preciso melhorar e me imagino com tudo isso concluído em dezembro do ano que ainda vai começar.

Você nunca vai me ouvir lamentar que o ano foi ruim ou que eu não consegui isso ou aquilo depois que o ano acabou.  Vencer começa na planilha, começa na mesa da sala rabiscando um pedaço de papel safado que é na verdade, o meu passaporte pra um ano ” du cá***”. 

Pra você começar bem o ano, siga o meu exemplo e bote no papel tudo aquilo que você deseja e acredita. Durma com o papel dobrado embaixo do travesseiro ou deixe o arquivo bem visível na área do desktop do seu laptop. Divida o seu planejamento por áreas da sua vida e discorra ao máximo sobre a sua vida profissional, acadêmica, seus projetos pessoais, seus planos pra uma vida saudável e as formas de como você pretende ajudar as pessoas no ano que vai começar.

Pra 2009 o grande destaque do meu planejamento tá nessa área: a forma como eu pretendo ajudar as pessoas.

Eu irei procurar 12 grandes histórias de gente que precisa de ajuda. Eu vou mudar o rumo da história de alguém todo mês à partir da minha interferência. Ainda não tá muito claro pra mim a forma como isso vai acontecer, mas à partir de janeiro eu já começo a prestar atenção em quem tá por perto pra começar a agir e a contar as histórias aqui no blog.

Outro desafio grande tá na minha vida profissional – tenho que fazer algo desafiador nessa área, algo que me dê orgulho e gere referências positivas no futuro. Isso não implica em permanecer na mesma empresa ou tentar consolidar coisas que comecei em 2008. É dinamite pura. Jogar uma bomba e zerar o cronômetro no dia 5 que é quando o rock começa.

No mais tá incluído fazer mais exercícios, se alimentar melhor, consolidar o networking e investir mais em preparação acadêmica. Preciso me tornar professor logo e começar a influenciar gente!!

Aos amigos que PEDIRAM DEMISSÃO E FORAM TRABALHAR em 2008 o meu abraço apertado. A quem se indignou com a desonestidade nas pequenas coisas o meu beijo.

Emprego é DOWN, Trabalho é UP!

O mundo gira por causa de vocês.

ROCK UP YOURSELF !!!

FELIZ 2009!

Uma resposta para O mapa do tesouro pra 2009

  1. Kaleo disse:

    Comecei a ler seus posts a pouco tempo, mas após você declarar que quer fazer algo diferente este ano, ou seja, fazer a diferença na vida de alguém, tenha a certeza que a partir de agora você terá um fiel e assíduo leitor… Sucesso em sua empreitada.

Deixe uma resposta

