Blog marketing

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Blogs tem sido ferramentas muito utilizadas por algumas empresas pra interagir com o público consumidor, fornecedores e sociedade. Usando uma palavrinha comum no mundo do business: “stakeholders”, eu diria que blogs corporativos são excelentes ferramentas promocionais pra um ‘troca-troca’ de figurinhas com os “stakeholders” que cercam a sua empresa.

Isso não é algo feito à toa. Além de criar uma imagem muito superior de transparência e interatividade com essa turma toda, já que você tem que abrir o jogo sobre os assuntos da empresa e ler as pauladas e/ou elogios nos comentários, blogar pode ser também uma importante ferramenta de endomarketing, que é o marketing voltado pra galera que tá dentro da empresa (a qual você também precisa correr atrás pra vender as suas idéias).

Essa idéia de vender pra galera que tá dentro da empresa através de um blog é abordada pelo professor americano Jeremy Wright, autor do livro BLOG MARKETING através de oito passos básicos de criação de um blog interno. Eu não vou mencionar aqui os oito passos do professor Wright, mas destaquei no fim do post alguns pontos levantados por ele e que me chamaram a atenção.

Eu ainda não conheço empresas brasileiras que tenham um blog interno voltado pros funcionários, mas que a idéia é interessante ela é, pelo compartilhamento da informação e pela possibilidade de novas idéias se espalharem e serem aperfeiçoadas através dos comments de quem tá lendo o blog. Já pensou no poder de ação que as demandas geradas em uma reunião podem ter se colocadas online? Como todo mundo lendo e podendo melhorar estas idéias dentro do prazo acertado?

Segundo alguns conselhos do professor Jeremy Wright, use o “endoblog” pra o seguinte:

– Use o blog como ferramenta de marketing interno! Divulgue ações do RH, políticas de bem estar da empresa, metas, gráficos de desempenho comercial e toda informação que gere a perspectiva de um reflexo positivo na empresa.

– Use-o como espaço para criar e dinamizar idéias com a participação de todos os funcionários! Abra espaços e forúns democráticos! Envolva as pessoas nas metas! Compartilhe projetos!

– Divida a informação sobre projetos que estão em curso! A grande sacada sobre um produto pode vir da opinião da recepcionista ou da ótica de um colega de trabalho de outra área diferente.

– Incentive a formação de equipes livremente formadas à partir da participação no blog! Crie as equipes de redução de custos, a equipe dos que pensam em melhorar o relacionamento com o cliente, o time dos entusiastas por novos tipos de treinamentos – envolva-os!

O blog veio pra ficar e saber utilizá-lo na sua empresa é o primeiro passo pra ver muita coisa nova acontecer.

Eu acredito que daqui pra frente, no mundo das empresas modernas, tudo o que se referir a JOGAR LIMPO e SER AUTÊNTICO vai ser um grande diferencial nos negócios e na sua equipe.

Você acredita também? Então mete bala e bloga!

 

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