Acomodação x Proatividade

Por Isabel Rios Piñeiro, do Portal Varejista

Todos nós temos duas poderosas forças que nos mobilizam para colocar em ação tudo aquilo que queremos, porém nem sempre elas estão sendo conduzidas a nosso favor. Quais são elas?

A força de fugir de tudo o que causa dor.

A força de buscar tudo o que causa prazer.

Curiosamente, 80% dos seres humanos são movidos a fugir da dor e apenas 20% se sentem impulsionados a agir por algo que lhes causa prazer, ou seja, é mais fácil ficar “sentado” no sofá quando está tudo bem em vez de “levantar” e buscar aquilo que deseja. No entanto, se tiver um prego incomodando, causando dor, pulamos do sofá e ficamos em pé rapidamente, não é mesmo?

Cada um de nós aprendeu formas de fugir da dor e buscar prazer. Uns fazem isso bebendo, fumando e comendo compulsivamente, outros fazem se exercitando, trabalhando, conversando, ajudando outras pessoas.

Quais são os padrões que nós temos utilizado para mudar nosso estado emocional? Essa parte do autoconhecimento é fundamental para podermos buscar mais alternativas que possam nos afastar da dor e nos aproximar do prazer. Essa escolha consciente é facilitada quando mudamos o foco e transformamos um acontecimento aparentemente doloroso em uma oportunidade agradável de aprender, ser mais produtivo, crescer e ajudar os outros.

Vamos refletir com esta história:

“Certa vez, um motorista, ao entrar num posto de gasolina, ouviu um cachorro chorando deitado num canto e perguntou ao dono do posto por que ele estava chorando daquele jeito.

― Porque ele está deitado em cima de um prego – respondeu o dono do posto.

― Por que ele não se levanta, então? – perguntou o motorista curioso.

― Porque não deve estar doendo tanto assim – concluiu.”

Quantos de nós estamos deitados “em cima dos pregos”, reclamando da dor que nos causa, mas não nos levantamos, pois não está doendo tanto assim. Não podemos esquecer que um profissional competente não é aquele que faz tudo direitinho, mas o que se permite errar, arriscar, que joga munido de conhecimentos e boa dose de intuição.

Sair do comodismo é fundamental, pois, se não houver essa ação, essa atitude, não há mudança de comportamento para nos construirmos melhor a cada dia.

2 respostas para Acomodação x Proatividade

  1. Alexandre Nascimento disse:

    Achei sensacional este artigo!

    Este é o melhor site de desenvolvicmento profissional que conheço…

    Abs

  2. Daniel de Souza disse:

    Estou cada dia que passa mais curioso com esses artigos que de uma forma ou outra ajudam e muito em nossas atitudes diárias, seja na vida pessoal e melhor na profissional.
    Adorei… e com certeza vou me interessar bem mais daqui pra frente.
    Valeu!

    =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: