Greed is Good!

Ontem assisti a um excelente filme do diretor Oliver Stone chamado WALL STREET PODER E COBIÇA (1987: com Martin, Charlie Sheen e Michael Douglas). Um excelente filme, com sacadas interessantes sobre business, pessoas e ambição no ambiente empresarial com a crise ética nos anos 80 do mercado de ações norte-americano como pano de fundo.

Um dos trechos clássicos do filme é o discurso de Gordon Gekko, um poderoso homem de negócios, na reunião dos acionistas da Teldar Paper Co. O papel rendeu o Oscar de melhor ator em 1987 para Michael Douglas.

Leia um trecho do discurso e confira o vídeo: 

“O ponto é, senhoras e senhores, que a ganância, por falta de palavra melhor, é boa. Ganância é certo. Ganância esclarece. Ganância funciona e capta a essência do espírito evolutivo. Ganância, em todas as suas formas; a cobiça pela vida, por dinheiro, por amor e conhecimento tem marcado o impulso evolutivo da humanidade.  E a ganância, marquem as minhas palavras, não só irá poupar a Teldar Paper, mas uma outra corporação que funciona mal e que se chama Estados Unidos da América “ 

Vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=xuQAfgAOMKQ

 Eu realmente acredito que ganância e a ambição te jogam pra frente e que ambas, em determinados momentos são palavras muito mal vistas e mal interpretadas quando se fala em carreira profissional. 

 Eu acredito que ganância e ambição podem ser algo lícito se você parte pra cima dos seus objetivos sem passar por cima de ninguém fora das regras do jogo. 

 Digo ”fora das regras do jogo” porque quando a situação é dentro da regra, dentro do mérito você tem que ser PLAYER: se for preciso passar com o trator, demitir, trocar gente e esmagar concorrentes você não pode hesitar. Estar entre os melhores implica em ser amado e odiado simultaneamente por muita gente, e  é preciso saber lidar muito bem com essas duas coisas. O pódio costuma ser um lugar solitário. 

 Eu adorei Wall Street.  Gordon Gekko entra na lista dos meus anti-heróis da qual já fazem parte Vito e Michael Corleone. 

 No segundo semestre Oliver Stone promete, depois de 23 anos, o lançamento da continuação do filme com o nome Wall Street: o dinheiro nunca dorme

 Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: