As 48 leis do poder e os meus oráculos pessoais

As 48 leis do Poder é um livro de Robert Greene e Jost Elffers. Um dos melhores livros que já li, um best-seller de cabeceira.

O melhor de livros deste tipo é que eles te dão PEGADA pra o que é a VIDA CORPORATIVA DE VERDADE: competição, manipulação de resultados, política, jogo duplo, marketing pessoal e blefe pesado.

São livros que dentre outras coisas te ensinam a devolver a cotovelada no momento certo quando o juiz não tá olhando e ainda escapar sem nem levar um cartãozinho amarelo.

Você deve achar estranho eu estar te falando essas coisas já que a maior parte dos sites e blogs por aí falam de escritórios com bichinhos de pelúcia, compromisso incondicional com a empresa, integridade plena no discurso corporativo, amor pelo cliente, etc, etc, etc. Só que o mundo corporativo não está tão cheio de coisas assim na prática, a não ser no mundo rosinha que funciona até os três primeiros períodos da faculdade quando você ainda é um atabacado que lê revista VOCÊ S.A.

O livro de Greene e Elffers tem quarenta e oito leis práticas devidamente ilustradas por fatos históricos que legitimam o argumento do autor. Dessas leis existem três que são as minhas preferidas. Verdadeiros princípios de vida pra enfrentar o mundo corporativo real:

NÃO CONFIE DEMAIS NOS AMIGOS. APRENDA A USAR OS INIMIGOS.

”Cautela com os amigos. Eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um ex-inimigo e ele lhe será mais fiel do que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais a temer por parte dos amigos do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los” 

SEJA OUSADO

”Inseguro quanto ao que fazer, não tente. Suas dúvidas e hesitações contaminarão seus atos. A timidez é perigosa: melhor agir com coragem. Qualquer erro cometido com ousadia é facilmente corrigido com mais ousadia. Todos admiram o corajoso, ninguém louva o tímido”.

OCULTE AS SUAS INTENÇÕES

”Mantenha as pessoas na dúvida e no escuro, jamais revelando o propósito de seus atos. Não sabendo o que você pretende, não podem preparar uma defesa. Leve-as pelo caminho errado até bem longe, envolva-as em bastante fumaça e, quando elas perceberem as suas intenções será tarde demais.

Os motivos são muitos pra eu ter escolhido estas três leis.

O que eu posso dizer é que existem alguns livros e filmes que são verdadeiros ”oráculos” ao qual periodicamente você tem que se ”consultar” pra não perder a malícia.

Eu resolvi compartilhar os meus ORÁCULOS PESSOAIS com vocês aqui no Blog:

NÃO PASSE PELA VIDA SEM LER:

As 48 leis do poder (Greene e Elffers);

O poderoso chefão (Puzo);

O príncipe (Maquiavel);

A arte da guerra (Sun Tzu);

NÃO PASSE PELA VIDA SEM VER:

O poderoso Chefão (assista a trilogia completa);

Wall Street: poder e cobiça;

O advogado do diabo.

Eu gosto dos anti-heróis! Vito Corleone, Michael Corleone, Gordon Gekko e John Milton são os personagens do cinema que mais tem a ensinar pra quem quiser aprender sobre VIDA CORPORATIVA.

Eu torço pra que você possa crescer bastante conhecendo esses fantásticos personagens lendo os livros e vendo os filmes.

Você vai entender melhor muitas situações que te incomodam. Eu duvido que a sua vida será igual depois de conhecer esses caras!

PEÇA DEMISSÃO E VÁ TRABALHAR!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: