O que é emprego e o que é trabalho?

Emprego segundo o Aurélio é você se ocupar de algum serviço.

Trabalho segundo o mesmo Aurélio tem a ver com objetivo, com estar em movimento… com estar em “funcionamento”.

Emprego é o que um jovem recém formado em biologia busca quando escolhe fazer o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Emprego é o que acontece quando o recém formado em química opta por ser auxiliar de escritório do IBGE ou quando você acha que as coisas não acontecem pra você na empresa porque ela não te diz que pós graduação você deve fazer, em que curso você deve se matricular ou em que novo projeto você deve se envolver e você tá parado no tempo, sentado na cadeira esperando alguma coisa cair do céu pra mudar a situação.

Se você se enquadra no caso acima camarada… você não tá trabalhando, você tá empregado! E quem trabalha de verdade, sabe do que eu tô falando e sabe que de trabalho pra emprego, a coisa muda um bocado.

Trabalho é quando o cara tem um propósito naquilo que faz, tem metas bem definidas de onde quer chegar e acredita que o seu ofício é a forma mais nobre de ele melhorar o mundo e melhorar a vida das pessoas.

Trabalho é pra quem acredita em si… emprego é pra quem acredita nos outros.

Trabalho é movimento, emprego é estático.

Trabalho é UP, emprego é DOWN.

O maior desafio da geração que trabalha é fazer a geração que está empregada entender que as regras de antigamente nao valem mais para hoje se você quiser construir algo de relevante pro futuro. A coisa toda mudou, as regras mudaram e por mais que você insista em escolher ser aquilo que nada tem a ver com você por causa do status, do salário ou da estabilidade você vai estar perdendo um pedaço importante da vida que é o de fazer diferença pro mundo… e pra você.

Da próxima vez  em que você pensar em emprego, não pense em emprego. Pense em trabalho! Pense em construir coisas que o tornem relevante para as outras pessoas.

Faça mais todo dia… sem exceção.

Peça demissão todo dia do seu emprego pra começar um novo dia de trabalho.

Abraço forte,

.

.

EDUARDO TAVARES

41 Responses to O que é emprego e o que é trabalho?

  1. Emerson Ataide disse:

    Muito bom esse texto discorrendo sobre emprego e trabalho… a melhor definição de todas foi: “Trabalho é UP, emprego é DOWN” – muito bom!
    Acredito que é por isso que não consigo engolir muito bem a idéia de prestar um concurso público só para garantir um emprego.
    Quero desenvolver algo, quero construir, modificar, conquistar e acredito que a chave para alcançar isto é através do trabalho… como já diria a célebre frase: “O trabalho dignifica o Homem” – penso que esta frase se encaixa como uma luva na mensagem que o Bloggueiro prentendeu passar.
    Um grande abraço e continue trabalhando no Blog!
    Até mais!

  2. Kedja Cavalcanti disse:

    Acredito que tu és incrivelmente capaz de ser o melhor em tudo o que você se destina a fazer.
    Sucesso Dú.

  3. monyk disse:

    ESsse tem aki e uma merda num axei nadaa doq oque eu querriaa
    não está falandO nadaa sobre o assuntO.. a,huahau

  4. Valéria REgina disse:

    Achei este artigo, por acaso. Estava sem trabalho há 07 meses, comecei no ultimo dia 1/02. Estou em faze de perceber o que tenho a fazer.
    Mas esta matéria me deu um soco na boca do estômago: tenho 47 anos, não consegui completar a minha formação superior por motivos financeiros, mas já estou em vias de retomá-la e achava até ler isto, que eu deveria ter emprego e o melhor que eu descobri que sempre tive trabalho.
    Por isso eu acredito que a revolução só vai se dar pela educação e igualdade de oportunidades!

    Parabéns!
    Obrigada
    Valéria Regina – BH/MG

  5. […] O que é emprego e o que é trabalho? – com um total de 1183 visitas e o post Minha pátria é o Planeta Terra – com um total de 1148. […]

  6. Douglas Souza disse:

    Trabalho em uma entidade social. Consegui fechar uma parceria com uma empreiteira da cidade para encaminhar alguns pais dos nossos alunos que encontram desocupados. A idéia era favorecer a famílias de modo que pudessem agregar uma renda maior aos seus lares.
    Para minha surpresa descobri que mesmo diante da miséria como é o caso de algumas famílias, o cidadão não quer trabalhar, ele quer um emprego, com benefícios, algo em que ele não precise fazer esforços….
    Fiquei tão indignado que resolvi pesquisar sobre o tema: Emprego X Trabalho… Achei de imediato este artigo. Perfeito para compensar minha frustração….

    Parabéns… pelo tema!

  7. Erica disse:

    Olá, achei essa página por acaso, mas como nada acontece por acaso, na realidade ele me ajudou muito a concluir um trabalho de faculdade, e eu nunca tinha parado para analizar esse conceito sobre trabalho e emprego, as vezes falo que tenho um emprego, mas, sei que eu tenho um trabalho, pois, faço algo que gosto, que me faz muito bem…..
    Parabéns pela definição….

  8. ADOREI!!!!

    eu ainda ñ trabalho,mais aprendi a diferênciar EMPREGO de TRABALHO amei mesmo.

    obS:fiz um trabalho do colégio com esse tema
    e foi otimo

    >cinthya<

  9. erica maria disse:

    e aê!!!gostei muito desse site!mim ajudou muito a concluir o trabalho da facul.
    continuem assim blz!!!

  10. kayene disse:

    muito legal mais tinha que ser mais claro por que ainda não deu pra entender o que é emprego e o que é trabalho !!!!!!!1

  11. franck santos disse:

    olha eu gostei bastante da definicao sabe é muito legal saber q nunca trabalhei mas sim fiquei empregado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. magno santos disse:

    olha muito boa essa definicao sabe foi bom saber dessas diferencas, por q eu nao sabia ate entao mas depois ficou muito esclarecido, thank you very much for your comprehension

  13. jessica disse:

    maravilha….
    era tudo que eu prescisava!
    bjssssssssssssssss

  14. Sou pesquisador do tema Trabalho. Concordo com você. Os jovens em vez de procurar o “primeiro emprego” deviam procurar o “primeiro trabalho”. Um lugar onde pudessem desenvorver suas potencialidades naturais, para exercerem a tarefa para a qual vieram ao mundo. Trabalho é mais que emprego. Parabéns pelo artigo.

  15. Adilson ady da boca de Sousa disse:

    Gostei bastante da matéria que aumentem mais comentários para qdo eu voltar a entrar nesta pág encontrar mais coisas. Força ai gente que continuem assim. adilson ady da boca Fuiiiiiiiiiiiiiii…

  16. kennedy disse:

    muito bom esse artigo,uma maravilha espero q continue assim….flw

  17. Marcello disse:

    Conceito equivocado sobre os termos! Dica para que o autor não seja tão infeliz da próxima vez: não custa nada procurar entender mais sobre o assunto antes de “dar a cara a tapa”, principalmente sobre um texto na Internet que poderia ajudar a disseminar conhecimento e os conceitos corretos para o leitor. Nota zero apenas para a irresponsabilidade, pois ignorância sempre é perdoada. 🙂

  18. soraia disse:

    interessante

  19. laiane disse:

    nao gostei ta

  20. rafaelle disse:

    eu achei legal e interessante !

  21. rafaelle disse:

    🙂

  22. joao victor disse:

    falo bem em lek !

  23. ana disse:

    Estava fazendo uma pesquisa para o meu curso e achei o maximo esse artigo.Muito sucesso a vc beijos.

  24. felipe disse:

    qual a definição e diferença entre trabalho,emprego,serviço? plys responde é pro meu curso preciso mesmo vlw!!

  25. A.Jessica disse:

    amei bem criativo bem resumido bjs ate

  26. A.Jessica disse:

    deu pra mim fazer meu trabalho legal bjs

  27. Camila disse:

    eu naum achei mt legal esse site naum
    pq assim, eu estou a procura de um emprego e qeria mt saber direito tdo sobre o assunto. entrei nesse site penssando qe teria coisas um pouco mais interessante e naum achei ! mais msm assim obg gnt !
    Boa Tarde pra todos =) Bgs’ milla

  28. Alexandre Figueiredo disse:

    Pessoal, qual é a palavra utilizada quando se quer definir que uma pessoa tem emprego mas não trabalha?

  29. danila disse:

    carambas phá foi uma granda força ………

  30. januario disse:

    emprego e se ocupar diária mente num trabalho.

  31. Não concordo que a formação superior tenha que ser vinculada ao que voce vai de fato fazer. A maioria dos jovens chegam a Faculdade sem saber com convicção aquilo que querem estudar e que carreira seguir. Terminar uma faculdade significa ter senso crítico, estar melhor preparado para as constantes mudanças do mercado de trabalho. Infelizmente de cada 100 que terminam 5 vão trabalhar na profissão e dois serão realizados estarão colocando em prática o dom que recebeu de Deus. A educação é um grande diferencial na vida dos outros 95 que não atuam na profissão e enquanto que os outros 3 vão trabalhar, vão ganhar dinheiro, mas não serão realizados, diferente dos outros 2 que serão realizadores.

  32. Ernesto Zalane disse:

    Emprego é acreditar nos outros ficando estatico!!!
    Abraços

  33. Rakel disse:

    M ajudou d mais.valeuzão.:)

  34. Kamilla disse:

    Eu gostei muito da dissertação. Está de parabéns !

  35. jessica disse:

    uma ótima definição do trabalho.gostei muito bjs

  36. Emprego e o local de acolhimento de individuos recem formadas nas diferentes areas,assim como necessitendos capacitados em sertas areas definidas como areas de funcao.

  37. Queiroz disse:

    Trabalho é algo que você raealiza com um objetivo tendo ou não remuneração pelo trabalho.
    Já o emprego é o trabalho com remuneração. Onde você é pago pela atividade que realizou.
    Todo emprego é um trabalho, mas nem todo trabalho é um emprego.

  38. Ju B disse:

    GENIAL!!!!!

Deixe um comentário